Normas da escola

ESCOLA MUNICIPAL PADRE WENCESLAU   -     RESUMO - NORMAS INTERNAS DA ESCOLA

ENTRADA:

Manhã

7:20h – abertura do portão


Tarde

12:45h - abertura do portão


SAÍDA:

Manhã

11:20h – Segundo Ano

11:25h – Terceiro Ano

11:30h – Quarto e Quinto Ano


Tarde

16:45h – Educação Infantil


Primeiro Ano – 16:55



PROCEDIMENTOS GERAIS:

Para não privar o aluno de seu direito de ensino, é importante que os responsáveis respeitem os horários de entrada e saída, evitando retirá-los da sala antes do término da aula, exceto em caso de justificativa.

Os pais deverão chegar à escola no horário marcado de abertura do portão.

O aluno que chegar atrasado ou sair antes do horário deverá passar pela secretaria com o bilhete do responsável explicando o motivo.

A escola não se responsabiliza por perdas ou danos a objetos de valor em atividades escolares.

 PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:

Quando os responsáveis desejarem conversar com a professora deverão seguir o cronograma de hora atividade da professora. Em casos de urgência, se dirigir primeiramente à secretaria ou coordenação da escola.

Quando solicitado as reuniões pedagógicas os pais deverão comparecer para acompanhar o rendimento escolar do seu filho.

Nos dias de aula de educação física as crianças deverão vir para a escola com roupas e calçados adequados à prática esportiva.

Em caso de ato indisciplinar, a direção registrará o fato, podendo ser solicitada a presença dos responsáveis na escola (agressão verbal/física a professores e funcionários; danos ao patrimônio público; qualquer tipo de lesão corporal aos colegas; deixar de fazer a tarefa 3 vezes; faltar 2 vezes na semana sem justificativa).

A escola orienta o uso do uniforme.


DIREÇÃO E ADMINISTRATIVO:

Caso os pais necessitem retirar os alunos antes do horário de saída, deverão passar pela secretária ou pela coordenação da escola, onde retirarão a autorização de saída.

É fundamental que comunicados, ofícios, fichas, documentos e outras requisições da Secretaria Escolar direcionados aos pais sejam atendidos de forma correta dentro dos prazos estabelecidos, pois a escola também precisa cumprir prazos.

Como a escola tem seus horários de funcionamento organizados para melhor atender seus alunos, é importante que os pais deixem seus filhos na escola com no máximo 5 minutos de antecedência, evitando a entrada excessivamente antecipada, bem como respeitando os horários de saída.

 

LANCHE:

A escola serve o lanche gratuito que é preparado e balanceado especialmente para crianças em idade escolar. Portanto, não há necessidade de o aluno trazer alimentos para o lanche se assim optar.

Não será permitido a criança trazer lanche diferente, a menos que em número suficiente para todas as crianças da turma. Se o aluno optar por trazer algo, sugere-se alimentos comuns, como frutas, sucos, bolachas simples, que são facilmente acessíveis a todos.

Não será permitido aos pais ou responsável trazer lanche para a criança na hora do recreio.


SAÚDE:

A escola deve ser comunicada sempre que a criança não puder vir à aula, principalmente se tratando de problema de saúde.

O responsável deverá comunicar à escola se a criança estiver com problema de saúde e orientar a professora quanto aos cuidados especiais que se fizerem necessários. A escola evitará medicar alunos, aso haja necessidade, o responsável poderá vir dar o remédio nas doses e horários prescritos pelo médico. A professora somente medicará com apresentação da receita e com autorização expressa dos pais.

Aconselha-se que a criança com doença infectocontagiosa (suposta ou confirmada) não permaneça na escola, como medida de prevenção e cuidado com as outras crianças. Caso a doença se manifeste durante sua permanência na escola, os pais serão notificados para que a criança retorne ao lar.

Crianças beneficiárias de Programa como Bolsa-Família, deverão, em caso de faltas, comunicar a secretaria e assinar ata específica.

 SALA DE AULA:

Não será permitido o uso de bonés, fones e chicletes, entre outras condutas julgadas pela professora ou equipe pedagógica como prejudicial ao bom andamento das aulas, evitando com isso prejuízo aos demais alunos.

Todos os alunos deverão ter seu material escolar em dia, pois não será permitido o empréstimo com os colegas, além de ser obrigatório o uso do plástico nas carteiras.

É obrigatório que haja respeito na sala de aula, tanto com a professora quanto com os colegas, não sendo permitido que o aluno saia de seu lugar ou interrompa a aula sem o consentimento da professora.

É dever de todos, zelar pelo patrimônio público. Danos ou prejuízos, intencionais ou não, serão, a critério da direção e das instâncias colegiadas, passíveis de ressarcimento por parte dos autores.


BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.